top of page
Buscar

Semana do Meio Ambiente 2026 terá foco na gestão de resíduos em Francisco Beltrão

  • 27 de mai.
  • 2 min de leitura

Da assessoria


A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realiza entre os dias 02 e 06 de junho a programação da Semana do Meio Ambiente 2026. Neste ano, o tema será “Cuidar do presente, transformar o amanhã”, com ações voltadas à gestão, conscientização e diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no município.


A abertura oficial acontece no dia 02 de junho, às 19h30, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com um evento aberto à população, estudantes e profissionais da área. A participação será mediante inscrição, realizada por meio de QR Code disponível no material de divulgação, com emissão de certificado aos participantes.


De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ana Paula Nesi Tortelli, o encontro vai apresentar um panorama completo sobre os resíduos sólidos no município. “Vamos mostrar o histórico e o diagnóstico dos resíduos sólidos de Francisco Beltrão, desde a época do lixão até a estrutura atual, explicando como funciona a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos gerados no município. Também teremos a apresentação do Consud, consórcio intermunicipal de resíduos do qual o município participa e que busca estruturar a futura destinação dos resíduos”, destacou.


A programação segue na quarta-feira (03), com ações de educação ambiental voltadas à coleta seletiva e à conscientização sobre a separação correta dos resíduos. Uma das atividades será a realização de uma triagem ao vivo de materiais recicláveis no centro da cidade, em parceria com a cooperativa responsável pelo serviço. “Será uma ação de sensibilização para mostrar à população a importância da separação correta dos resíduos recicláveis e como funciona o trabalho realizado pelos cooperados”, explicou Ana Paula.


Interior do município passa a contar com coleta seletiva e ações de conscientização


Ainda na quarta-feira, o município dará início à coleta seletiva no interior, com caminhões específicos e cronograma próprio para as comunidades rurais. As primeiras atividades devem acontecer na comunidade da Seção Jacaré, envolvendo escolas e ações educativas com crianças, que atuarão como multiplicadoras das informações junto às famílias.


Calçadão recebe ação de coleta de resíduos eletrônicos


Já na sexta-feira (05), será realizado o tradicional recebimento de resíduos eletroeletrônicos no calçadão central, além da distribuição de mudas de árvores nativas. Também haverá uma ação orientativa voltada aos jardineiros e profissionais que realizam podas de árvores no município. Segundo a secretária, a iniciativa busca conscientizar sobre os danos causados pela poda drástica, prática considerada crime ambiental.“Muitas árvores acabam morrendo devido à retirada total da folhagem. Por isso, vamos realizar um trabalho orientativo com os profissionais que executam esse serviço, reforçando a importância da poda correta para a preservação ambiental”, completou.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2035 por AsHoras. Criado com Wix.com

Editado por Andrei Lamera

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page