Levantamento aponta como está infestação do mosquito da dengue em Beltrão
- Web Rádio Portal Sudoeste
- há 17 horas
- 2 min de leitura
Prefeitura divulgou novo LIRAa, com índice considerado de médio risco.


Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Endemias, realizou nesta semana o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Beltrão. Esse levantamento é um indicador obrigatório estabelecido pelo Ministério da Saúde, que permite aos municípios identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de auxiliar no planejamento e intensificação das ações de controle e prevenção dessas doenças.
O LIRAa é realizado por meio de visitas amostrais a imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, em que os agentes de endemias inspecionam possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. Com base nessas amostras, é calculado o Índice de Infestação Predial (IIP), que indica o percentual de imóveis com focos do Aedes aegypti. No mês de maio, o índice ficou 3,6% considerado de médio risco.
Prevenção
Segundo o coordenador de Endemias, Alvaro Guancino, com a realização dos mutirões foram eliminados inúmeros focos de dengue em terrenos baldios e nas residências. “Foi uma atividade assertiva da Prefeitura, que reflete nos baixos casos de dengue em 2025 comparados a 2024”, pontua.
Neste ano foi iniciado o BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar para Aedes (BRI-Aedes) que consiste na pulverização de inseticida que se fixa nas paredes e na parte interna dos edifícios, eliminando mosquitos adultos. A prática é recomendada pelo Ministério da Saúde e aplicada em locas de grande circulação de pessoas, com duração de até 120 dias.
Eliminação de focos
A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, eliminando locais que possam acumular água parada e permitindo o acesso dos agentes de endemias aos imóveis durante as visitas.
コメント