“Desacelere”: Beltrão lança campanha para reforçar educação no trânsito
- Web Rádio Portal Sudoeste
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Maio Amarelo envolve a Prefeitura e diversas instituições, com ações ao longo de todo o mês.

Da assessoria
Palestras sobre educação no trânsito, abordagens nas ruas e até simulação de acidente fazem parte das atividades que serão intensificadas nas próximas semanas em Francisco Beltrão. É a campanha Maio Amarelo, lançada nesta terça-feira (6), e que neste ano traz como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”.
A campanha é uma iniciativa da Prefeitura, através do Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito), em parceria com forças de seguranças e instituições que representam segmentos da sociedade. “Estamos trazendo diversos parceiros juntos nesta campanha para alcançarmos um público ainda maior e reforçar a necessidade de desacelerar no trânsito e em nossas ações cotidianas”, destaca o diretor do Debetran, Rudi Czerniaski. O tema do Maio Amarelo se baseia em estatísticas que mostram a alta velocidade como fator agravante dos acidentes.
Participaram da abertura o prefeito Antônio Pedron; a vice Lurdinha Bertani; o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Rogério Pitz; a capitã Débora Kolossoskei, do Corpo de Bombeiros; o delegado José Pacheco, da 19ª SDP; Christian Schio, do Samu; sargento Shimada, da PRE; Roberto Machado, do DER; Amanda Favaretto, da Acefb; vereadores Marcos Folador e Emanuel Venzo; a presidente da OAB de Beltrão, Raquel Nunes Bravo; Dalmir Tonello, da 30ª Ciretran; e Kelly Borghesan, do Conselho de Segurança. Estudantes do Suplicy e Mário de Andrade também estiveram no evento.
Atividades
As ações do Maio Amarelo envolvem palestras em empresas, atividades com crianças e abordagens. Também será realizada uma simulação de acidente com resgate de vítima. São mais de 20 ações programadas ara os próximos dias.
A abertura contou ainda com apresentação de dança baseada em ações positivas no trânsito, numa parceria com o grupo Art in Motion.
Campanhas necessárias
O prefeito Antônio Pedron chamou atenção para os índices negativos em relação aos acidentes de trânsito no município. “Não podemos aceitar nenhuma morte no trânsito de Beltrão e, infelizmente, estamos figurando entre as cidades mais violentas. Queremos ser reconhecidos pelo nossos Ideb, qualidade de vida, como uma cidade inteligente e não como um lugar de perdas de vidas dessa forma, por isso essa campanha e o trabalho contínuo são tão necessários”, finalizou.
Parceiros
O Maio Amarelo é uma iniciativa da Prefeitura com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Acefb, Conselho de Segurança, Polícia Penal, OAB/FB, Sest/Senat, ABI Sudoeste, ACB, Corpo de Bombeiros, Sesc/Fecomércio, Polícia Militar, CDL, Condef, Detran/PR, Samu e DER/PR.
Comentários