Beltrão inicia celebrações da Semana da Pátria; desfile será domingo
- Web Rádio Portal Sudoeste

- 1 de set.
- 2 min de leitura

Assessoria
Com ruas e monumentos carregando o verde e amarelo, Francisco Beltrão entra do clima das celebrações pelo Dia da Independência do Brasil. O prefeito Antonio Pedron determinou a decoração de pontos turísticos – como a Torre e o Cristo – e do trecho da Rua Tenente Camargo onde acontecerá o desfile.
Nesta segunda-feira (1), um evento com lideranças civis, autoridades militares e religiosas marcou a abertura da Semana da Pátria. “Nós temos o dever de defender a soberania, sermos patriotas, sempre. E isso também diz respeitos às condições, em dar oportunidades para o desenvolvimento das pessoas, investir em educação e termos uma democracia forte, por isso destacamos muito este momento”, declarou o prefeito Antonio Pedron na abertura.
O comandante do 21º Batalhão da PM, tenente-coronel Rogério Gomes Pitz, e o capitão Stive Anderson, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército, fizeram com o prefeito Pedron o hasteamento das bandeiras do Paraná, do Brasil e de Beltrão.
A Semana da Pátria inclui a programação alusiva nas escolas ao longo da semana e o desfile cívico-militar, no dia 7 de setembro. Neste ano, o desfile volta a ser realizado na Rua Tenente Camargo, próximo ao Calçadão. Será no próximo domingo, a partir das 9h, com mais de 100 instituições se apresentando.
Presenças
O evento de abertura da Semana da Pátria contou com a presença de diversas lideranças, como a vice-prefeita Lurdinha Bertani, a primeira dama Rose Pedron, a secretária de Educação Rosa Vandresen, o chefe do núcleo Regional de Educação Paulo Schwalm, o presidente da CDL Atacir Nicolodi e o major Rodrigo Schoemberger, subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar. Os vereadores Alyne Biezus, Bruno Savarro, maria de Fátima e Oberdan Saretta representaram a Câmara de Vereadores.
Também participaram alunos do CVM Vida e Ensino, dos colégios cívico-militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli, do Suplicy, Glória, mundial e Maria Basso Delani, além da Guarda de São Cristóvão e da Associação da Guarda de São Cristóvão. A bênção foi feita pelo decano da Paróquia Nossa Senhora da Salete, padre Nelson Maróstica, e pelo presidente da Associação dos Pastores Evangélicos, André Padilha. O hino nacional foi executado ao som de sanfona pelo Gaiteiro da Paraná e ainda teve apresentações culturais com o cantor mirim Lorenzo Borela, com o trovados Osmar Ribeiro e o grupo de dança Art in Motion.








Comentários